Porque “quem só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe”, o Departamento Cultural e Recreativo vem responder à necessidade de enriquecimento pessoal e aprofundamento de companheirismo entre os alunos da Faculdade de Ciências da Saúde, os restantes cursos da UBI e os alunos de outras faculdades de Medicina do país.

Fica a cargo deste departamento vários eventos como a Sessão de Fados, Sarau Cultural, Semana Cultural, Gala de Medicina… E numerosas festas como Miss&Mister Medicina, Welcome Party e Festa de Carnaval. É também função deste departamento a organização de workshops temáticos que desenvolvam o talento e criatividade dos nossos alunos, assim como a organização dos célebres jantares de curso que permitem um momento de convívio entre todos os alunos de Medicina da FCS.

Fala connosco em [email protected]

O Departamento de Ciência e Investigação pretende aproximar os estudantes da ciência, proporcionando-lhes as melhores experiências nesta área, tanto a nível local como nacional e internacional. 

A principal atividade organizada pelo DCI é o Intercâmbio Científico (Research Exchange), que permite aos alunos matriculados no curso de Mestrado Integrado de Medicina participar num projeto de investigação numa faculdade de medicina estrangeira. Estes intercâmbios têm 4 semanas de duração e podem muito bem ser a experiência inesquecível e única que sempre pensaste fazer mas ainda não fizeste... Pois esta é a tua oportunidade, e podes contar sempre com o DCI para te ajudar! 

Para além dos intercâmbios científicos, o departamento colabora em diversas atividades dinamizadas no seio da ANEM como o programa DESCOBRIR, as tertúlias Scientific Insight, ou o PET (Pre-Exchange Training). A nível local, tentamos organizar o maior número possível de atividades (workshops, palestras, cursos), de forma a cativar o interesse dos nossos estudantes pela vertente científica do currículo médico. 

 O DCI está aqui para ti! Conta connosco!

O Departamento de Comunicação e Imagem é o responsável pela criação de todos os posters das atividades que o MedUBI organiza, criação do design dos produtos à venda e ainda manutenção do Site do MedUBI. 

Temos como principal objetivo manter a imagem do MedUBI atualizada e moderna!

Contacta-nos em [email protected].

O Departamento de Educação Médica tem como principais objectivos: prestar apoio pedagógico aos estudantes de medicina, defender as suas posições e garantir que têm acesso a toda a informação que diz respeito ao seu currículo.

Actuamos em dois planos: um plano interno, como uma ponte entre os alunos e as Entidades superiores da Faculdade e um plano externo, onde defendemos os direitos dos nossos estudantes em conjunto com as restantes associações/núcleos de Medicina do país.

Se te surgirem dúvidas acerca do teu percurso académico e da tua carreira, é a este departamento que te deves dirigir! Estaremos sempre disponíveis para ti.

Contacta-nos para:[email protected].

Sabias que nas tuas férias de Verão podes estagiar durante um mês num hospital num dos 39 países disponíveis? Fazer um intercâmbio é considerada "uma experiência para toda a vida" onde fazes amigos de todo o mundo, conheces outras realidades culturais, praticas o teu inglês e acima de tudo aprendes o funcionamento de novos sistemas de saúde, técnicas cirúrgicas e diferentes formas de abordar os pacientes. O intercâmbio tem um custo de 200€ e inclui estadia e uma refeição por dia, durante um mês.

Estás preparado para uma aventura inesquecível? Make a change. Go for exchange!

Contacta-nos para [email protected].

Nos dias que correm, assistimos a uma grande prevalência e incidência no que diz respeito a doenças do foro sexual. Alertar para a importância de temas relacionados com a reprodução bem como divulgar os perigos inerentes à prática sexual desprotegida constituem os grandes objectivos do departamento. Através da educação pelos pares nas escolas, campanhas de sensibilização na comunidade, atividades organizadas localmente para os estudantes e com a colaboração em iniciativas nacionais, o MedUBI procura lutar contra o estigma e desconhecimento mostrado pela sociedade nesta temática.

MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior
Faculdade de Ciências da Saúde | Rua Infante D. Henrique | 6200-506 Covilhã | Portugal
Telefone: +351 275 329 002 | FAX: +351 275 329 099 | E-mail: [email protected]